quinta-feira, 11 de agosto de 2011

KIOSQUE ESOTÉRICO

OS ELEMENTAIS

( O infinito é eterno e o eterno é infinito )

Eu não poderia de deixar de citar sobre essas criaturinhas tão adoráveis, que também fazem parte da minha vida.


Os elementais são pequenos seres, considerados os primos dos anjos, que protegem a natureza. Sua missão é estimular as forças do universo e governar os 4 elementos: Fogo, Ar, Água e Terra. Assim como os anjos protegem os seres humanos, eles protegem as plantas e os animais.
Estão sempre trabalhando para que a natureza funcione mecanicamente e, quando isto ocorre, eles assumem seu aspecto real, aparecem como pontos luminosos ou pequenas luzes coloridas no ar.


Os elementais, podem assumir qualquer forma, num piscar de olhos, mas ao se fazerem visíveis, geralmente assumem as formas e padrões humanos de camponeses medievais, por causa da Egrégora ( forma de pensamento ) que se criou em torno deles. Na realidade, eles ficam felizes em assumir uma forma que já existia.
Os pesquisadores afirmam que alguns elementais se parecem muito com os habitantes da antigua e extinta lemúria.


Carregam ferramentas, bastões, grinaldas, cinturões e podem aparecer das mais variadas formas. Isso só vai depender da imaginação da pessoa que os vizualiza.
Os protetores dos elementos estão divididos em grupos de acordo com o seu domínio e são eles : Silfos, Salamandras, Ondinas, Gnomos, Duendes, Elfos, Dríades e Fadas.


O Reino Elemental está na base da corrente evolutiva da Terra e trabalha em estreita colaboração com o reino dévico que, sob certos aspectos intermedeia o seu relacionamento com todo a vida planetária. O éter está intimamente ligado a esse reino, que se constitui de forças inerentes à substância mesma dos níveis de consciência e por isso está presente em todo o cosmos , nas diferentes etapas da sua manifestação, embora tenha maior relevo nas fases de materialização, no arco descendente do processo evolutivo. Quando estimuladas para o cumprimento das tarefas, essas forças tomam a forma de seres. Devido à atual densidade da terra, a humanidade pouco sabe a respeito desse reino, apesar de ter alguma notícia acerca dos elementais da terra, da água, do fogo e do ar. No ciclo vindouro lhe será dado maior conhecimento sobre ele.


ELEMENTAIS - Forças das substância-vida dos planos de existência do universo. Esses seres elementais são gerados dos elementos da Natureza: terra, água, fogo, ar e éter, mas quanto mais próximos dos mundos abstratos, de modo mais límpido refletem o que lhes é imanente.

Deus, por interferência amorosa de Seres de Luz que trabalham de forma a unificar os universos em nome do Amor Divino, concedeu a três Reinos, paralelamente, a oportunidade de evolução. Estes três Reinos são: Elemental, Angélico e Humano.

Elementais são os dinamizadores das energias das formas na Natureza.

O Reino elemental aprende a controlar a energia através do pensamento, mantendo um determinado padrão ou molde/matriz.


Os elementais evoluem desde os seres microscópios a Construtores das formas. Eles exteriorizam toda forma, incluindo os corpos humanos, montanhas, rios, etc.; eventualmente alcançam o estado de um poderoso Elohim ou uma Veladora Silenciosa.

Os seres dos Elementos foram criados para servir à humanidade, através de seu próprio trabalho específico. É pelo esforço e pelo uso de sua vida que esses seres nos suprem com as vestes de carne que usamos, com a água que bebemos, com o alimento tão abundantemente fornecido; com o ar que respiramos e com todas as coisas de que necessitamos para sustentar-nos na Terra. O Plano Divino de Vida providencia para que o homem seja servido com AMOR e, em troca, retorne AMOR, GRATIDÃO e BÊNÇÃOS aos Seres Elementais.


São os pensamentos e sentimentos ruinosos da própria humanidade os causadores de todas as expressões destruidoras apresentadas por esses elementais em forma de furacões, vendavais, ressacas, terremotos. Todas as avalanches da Natureza são, meramente, uma tentativa dos seres elementais de projetar PARA FORA, a impureza e discórdia que o homem tem imposto ou depositado sobre eles-esses abnegados seres que vos vem servindo por milhões de séculos.

A matéria usada, que é depositada dentro da terra e das águas, a energia impura que se espalha no ar, causam uma pressão de criações humanas, não somente no próprio homem, como também no Reino Elemental.


Em geral esses entes são desfeitos ao concluírem sua tarefa, mas alguns subsistem até que, por não estarem vivifivados pelo impulso que os criou, se “dissolvam” em sua substância de origem. Há seres elementais constituídos artificialmente pelo homem (encarnado ou não), ou por outras entidades autoconscientes, por meio da força do pensamento ou do desejo. Chegam a atuar no plano físico-etérico, às vezes interferindo positiva ou negativamente no trabalho dos devas. Essas criações do psiquismo humano serão dissolvidas pela lei da purificação e, no próximo ciclo planetário, os membros desta humanidade, por estarem em contacto com a própria mônada, poderão colaborar de modo mais efetivo com o Plano Evolutivo.




A maior parte dos seres elementais com que o homem se relacionou até hoje foram os da terra e os da água. Estes respondem a estímulos do plano astral, ao passo que os do ar e do fogo tem maior sintonia com a energia elétrica mental. Como os seres elementais são corporificações da substâncias dos mundos das formas, estão sujeitos a impulsos involutivos, devido às forças caóticas profundamente infiltradas nos planos materiais na presente fase da Terra. Sua participação em trabalhos de magia engendrados pelo homem evidencia esse fato. A elevação da consciência humana dissipará as ilusões que em grande parte tem caracterizado o seu contacto com os elementais. Assim, o relacionamento com esses seres, ainda misteriosos para a maioria, advirá do conhecimento espiritual e perderá a conotação fantasiosa e em certos casos utilitarista que lhe foi atribuída.


A hierarquia cósmica é similar à hierarquia atômica. Os seres cósmicos de luz se manifestam pela primeira vez na Ordem dos Elohim, na forma de elementais do fogo, do ar, da água, e da terra.

Após a educação e vivência, como elementais do fogo, do ar, da água e da terra, os seres de luz, assim como os seres atômicos, tem uma evolução natural de sua consciência, evoluem para seres angelicais, onde poderão continuar seu crescimento na hierarquia cósmica.



APARIÇÕES ELEMENTAIS

Os Elementais podem somente serem vistos e sentidos quando eles mesmos desejam que nós humanos saibamos de sua existência.

Ao contrário de sátiros e alguns outros seres, mesmo com invocações nós podemos não saber se realmente estão lá ou não; é necessário que o duende, fada, sereia, etc, queiram que você o sinta e saiba que ele está ali ao seu lado te observando.

Entretanto, os Elementais possuem várias maneiras de se mostrarem perante nós, humanos:

* Podem se manifestar como uma simples brisa em nosso rosto

* Sussurrar algo ou rirem próximos de nossos ouvidos

* Uma diferente e forte vibração vinda "do nada"

*Tranquilidade e relaxamento momentâneos

* Podem se manifestar como um pequeno ponto luminoso em algum lugar em sua vista; próximo a uma planta, de um córrego ou até mesmo no jardim

* Se materializar e demonstrarem suas verdadeiras formas perante nossos olhos

Saibam que, a materialização é raramente feita para pessoas que não possuem conexão com Magia, porém, não a torna comum de ser vista e pessoas "sensitivas" podem ter facilidade em visualizarem como pontos de luz.



HIERARQUIA ELEMENTAL

Assim como toda a sociedade existente, os Elementais também vivem sob uma rígida hierarquia mágica; não a desobedecem pois ela é o que equilibra a vida nesta Terra.

Vou citar um exemplo; você já deve ter ouvido falar em duendes, gnomos, troll, dríade e alguns outros, correto?

A hierarquia Elemental se resume basicamente em coordenar todos os seres de um determinado Elemento em uma ordem de força (digamos assim); o Elemento Terra teria a hierarquia desta forma:

Duende < Gnomo < Dríade < Troll

É claro que a hierarquia não é somente destes seres, existem outros, mas estou apenas citando um exemplo.

Mesmo um ser estando no início desta hierarquia, não significa que ele seja fraco; o que acontece é que cada ser é designado para uma função específica e determinados rituais necessitam de forças diferentes, como prosperidade é necessário os duendes, se fossem invocados trolls, seria um desastre total pois a força estaria fora de sintonia com o momento específico.



ELEMENTAIS DO COTIDIANO

Mesmo um ser estando no início desta hierarquia, não significa que ele seja fraco; o que acontece é que cada ser é designado para uma função específica e determinados rituais necessitam de forças diferentes, como prosperidade é necessário os duendes, se fossem invocados trolls, seria um desastre total, pois a força estaria fora de sintonia com o momento específico.

Como saber se um Elemental vive em seu jardim?

Elementais são somente percebidos por aqueles que eles escolhem para serem vistos; no mesmo instante, eu posso estar junto com você, conversando e ambos olhando um mesmo local, eu posso chegar a ver uma fada e você não (ou vice-versa); isso ocorre pois eles escolhem quem pode vê-los.

No jardim, temos o que alguns chamam de "Elementais domésticos", são seres que escolhem viver naquele local, seja por escolha deles ou alguma tarefa que lhes foi imposta para ajudar algum sacerdote da magia ou praticante (lembrando que podem ser homens e mulheres).


Neste jardim, as plantas irão exalar vida, as flores chegam a desabrochar mais vezes ao ano e a casa é inundada por um bom astral, seja prosperidade ou outro sentimento, basta estarmos bem conosco mesmo para sentirmos eles.


ELEMENTAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS:

Estes são termos que alguns usam, existe discordância quando dizem que celtas já utilizavam estes termos ou se surgiu posteriormente; entretanto, facilita muito a explicação e a localização do ser.

O doméstico, como o nome diz, vive próximo de uma casa, jamais dentro; seja em um jardim, um vaso de planta ou uma árvore do quintal. Eles visam o bem do local em que moram e trabalham para harmonizá-lo e isso nos afeta também; eles escolhem morar neste local, jamais uma pessoa que os evoque todos os dias terá um deles vivendo em casa pois os chamou; deve partir deles ou um desejo superior a eles.

O selvagem é todo Elemental que vive em córregos, rios e florestas; assim como animais, não podem ser domesticados ou controlados, eles vivem conectados diretamente e a defesa do seu ambiente é muito maior.



ELEMENTAIS SÃO BONS OU RUINS???

Pessoas costumam se enganar dizendo que fadas ou gnomos são seres totalmente do bem e sempre farão somente o bem e alegrias; porém, isso é uma mentira!

Os Elementais podem ser dóceis com nós humanos, mais comum os domésticos para com os humanos que convivem com eles; mas não devemos jamais nos esquecer que eles não estão aqui para nos alegrar ou algo do gênero, eles estão aqui como representantes dos Elementos e principalmente para equilibrar a energia deste mundo.

Até mesmo um Elemental doméstico pode "fazer um inferno" na vida de quem mora na casa se a pessoa estiver agindo de má fé, fazendo algo errado ou prejudicando a energia e o ambiente da moradia.

Os celtas possuíam muita diferença de nós perante os Elementais, eles eram somente chamados em casos específicos, rituais ou algo mais necessário para alguém. Eles não eram adorados ou odiados, eles eram respeitados. Em muitos contos celtas, temos as terríveis Banshees junto com as Fadas, mas, são seres diferentes?

Na verdade, as fadas, segundo os celtas, eram os Elementais que tinham uma grande tendência de punição aos humanos, poderiam se tornar seres terríveis que arrancariam a vida de quem ousasse atacar sua moradia. Banshee é todo e qualquer Elemental que atua de forma prejudicial ao humano para fazê-lo pagar por seus atos contra a Natureza.

Resumidamente, Elemental pode ser caracterizado como a face boa destes seres e Banshee a face punidora contra os que desequilibram a força da Natureza.



CUIDANDO DO SEU ELEMENTAL

Quando sabe-se e é confirmada a presença de um Elemental em sua casa, você pode cuidá-lo de algumas maneiras. Eles adoram ser presenteados e bem cuidados, os celtas lhes ofereciam frutas aos pés de árvores ou próximo de plantas com flores bem floridas.


Algumas vezes, encontramos aquelas pequenas estátuas de duendes sorridentes e geralmente eles possuem um nome (que a loja escolhe) e possuem um papel dizendo que é possível oferecer frutas. Mas, está correto fazer isso para uma estátua de duende mesmo não tendo um Elemental morando em casa?

Na verdade, a fruta é dedicada ao Elemental e deve-se ficar num período de um dia próximo aquela estátua, e quem já teve a curiosidade de abrir a maçã ou outra fruta que já serviu, perceberá que ela está totalmente seca por dentro, mesmo por fora continuar linda e maravilhosa. O que ocorre é o seguinte, não é que ao comprar a estátua, você comprou um duende e levou para sua casa, aquela estátua se torna o símbolo dos Elementais na sua moradia e oferecendo frutas a ele (estátua), os Elementais podem visitá-los e se alimentarem da fruta servida!


"São criaturinhas maravilhosas, que podem nos ajudar a todo momento, desde que sejamos honestos e sensíveis. Adoram presentes e serem tratados com muito carinho, e principalmente não toleram que poluímos a natureza com químicas, poluentes e outros agentes refratários à ordem natural."




SALAMANDRAS


Governam os elementos do fogo, estão associadas ao Sol e relacionadas à criatividade, o seu Rei é "Djinn". São seres que favorecem a saúde, promovendo a cura de doenças e o bem estar em geral. Para pedir sua proteção, à noite, acenda uma vela em qualquer lugar de sua casa, menos no banheiro. Sua cor preferida é o vermelho, vista uma roupa dessa cor, olhe fixamente para a chama da vela, enquanto faz o seu pedido


SILFOS

Governam os elementos do ar e estão presentes nos ventos e nas tempestades, o seu Rei é "Paralda" . São seres sábios que adoram as ciências e estão associados à inteligência e responsáveis pela tranqüilidade. Para pedir sua proteção, caminhe com passos lentos, inspirando e expirando o ar, sem prepcupação. Deixe seu corpo relaxado e pense no pedido que quer ver realizado. Faça esse ritual durante o dia e use roupas claras.


ONDINAS

Governam os elementos da água, seu Rei é "Niksa", a maioria são do sexo feminino, são muito belas e conhecidas como ninfas. Estão presentes em mares, rios, lagos e cachoeiras. Se precisar de ajuda em relação ao amor, vá até um desse locais, no final da tarde, use roupas claras e faça o seu pedido, com fé ele será atendido.


GNOMOS

Governam os elementos da terra, o seu Rei é "Ghob". Protegem as pedras e os minérios e representam a energia do corpo. Se quiser entrar em contato com eles, caminhe a noite com os pés descalços na terra, e faça o seu pedido do fundo do coração. Se tiver problemas com dinheiro são eles que poderão ajudar.


ELFOS

São encontrados nos bosques, nas algas de beira mar e nas gramas. Costumam ser mau-humorados, principalmente quando as pessoas causam algum mal ao ambiente que estão protegendo, portanto pise na grama com cuidado, não arranque musgos e líquens. Se você encontrar um cogumelo, provavelmente um Elfo o terá plantado.


DUENDES

Estão nas florestas e nos jardins, e são os protetores do reino vegetal. São tidos como brincalhões, jogam coisas para o alto e gostam de pregar peças nos humanos escondendo seus objetos. Se você se perder num bosque, ah! foi um duende que te enganou, prometa-lhe um presente ( uma fruta, uma pedra, um anel, etc ) e encontrará o caminho. Atenção não se esqueça de cumprir com o que prometeu, senão ele ficará zangado.


DRÍADES

Esses elementais moram nas árvores, são seres muito idosos e zangados, principalmente com quem maltrata as árvores, suas protegidas. Não gostam de lenhadores, se você precisar cortar uma árvore na floresta, peça licença aos Dríades, prometendo plantar uma muda nova, para cada árvore que cortar, assim estará fazendo as pazes com eles, mas cumpra com o que prometeu, senão ele mandará uma praga de cupins para sua casa.


FADAS

A palavra fada deriva do latin, "Fata", que significa o destino individual do homem, geralmente representado por uma mulher. São elementais femininos que fertlizam as plantas e protegem as flores e animais, ( com exceção dos coelhos, que costumam colocá-las em situações embaraçosas ). Durante a época em que as sementes estão germinando, as fadas cuidam da nova planta com todo carinho, então elas cantam e dançam, e nessa época, podem ser vistas com muita frequência. Para entrar em contato com as fadas, distribua plantas por toda a casa e fique atento, quando menos esperar, elas se manisfestarão para você. Aproveite para conversar, pedir conselhos, e aguarde as respostas através dos sinais da natureza.


COMO TRATAR SEUS ELEMENTAIS

Você poderá comprar um bonequinho de um elemental e usá-lo como um talismã, seja Gnomo, Duende, Fada, etc., porém este bonequinho deverá ser de pano, nunca de outro material. Para que o seu amiguinho fique energizado, o ideal é que tenha recebido de presente. Coloque-o num cantinho aconchegante de sua estante ou prateleira. Nunca coloque próximo de um eletrodoméstico ou sobre o mesmo.
Converse sempre com o seu elemental, dê-lhe sempre muito carinho e amor. Deixe a seu lado objetos que eles gostam, pedras, cristais, plantas e flores. E ofereça-lhe de vez em quando uma fruta e água fresca. Você verá que o astral em sua casa vai mudar, e para melhor.




ELEMENTAIS PROTETORES DA CASA

Os importantes Espíritos Protetores das Casas são ainda pouco considerados. São seres vivos que respiram e possuem consciência e evolução próprias. Entretanto, são dominados e influenciados por aquelas pessoas que vivem em sua aura, pois pertencem ao reino Elemental.

Quando na alma de uma pessoa é concebido o plano ou a idéia da mais simples moradia, a Força Divina atrai um ser Elemental condizente, que deve ser ao mesmo tempo a protetora presença desta manifestação (a casa). Neste momento este ser ainda está livre de qualquer marca ou imperfeição imposta pelos habitantes da casa.

É apenas um vibrante e pulsante ser, dependente da misericórdia das pessoas que habitam a casa e dominam seu campo de força. O Espírito protetor aguarda a chegada dos futuros moradores com sentimento cortes, amorável, feliz e harmonioso, como eventualmente esperais o nascimento de uma criança, da qual não se conhece o caráter e a influencia que terá como novo membro da família.

Quando um lar esta feio e mal cuidado e é reconstruído, o Espirito da Casa sente-se novamente feliz, porque agora a pureza e beleza se expressaram novamente através dele e como agradecimento ele irradia muitas bênçãos.

A consciência (pensamentos, sentimentos, palavras e ações) dos moradores da casa, se muito baixa, causa-lhes profundas marcas e cicatrizes, as vezes carregando-os fortemente com muitas qualidades inferiores impressas em suas consciências. Por isso, esses fortes seres protetores devem ser submetidos à direção inteligente do vosso ser superior, se fordes um buscador espiritual. Isso exige reconhecimento e emprego de energia para conservá-los na ordem divina.

O Espirito Protetor de um lar é ao mesmo tempo um Foco de Luz, que deve ser conservado sempre para que se esforce por manifestar todas as boas coisas para vosso lar, à sua maneira. Quando o Espírito da Casa sente torrentes de felicidade, alegria e beleza fluírem através de si, esforçar-se-á por amar-vos.

KUTHUMI.


ORAÇÃO AOS ELEMENTAIS

Pequeninos guardiães
Seres de luz infinita

De dia me tragam a paz
De noite os dons da magia
Invisíveis guardiães
Protejam os quatro cantos da minha alma
Os quatro cantos da minha casa
Os quatro cantos do meu coração.

INVOCAÇÃO AOS GNOMOS

Eu vos saúdo, Gnomos,
Que constituis a representação do elemento Terra.
Vós que constituís a base e fortaleza da Terra,
Ajudai-me a transformar, a construir todas as estruturas materiais,
Assim como uma raiz fortifica a árvore frondosa.
Gnomos, possuidores dos segredos ocultos,
Fazei-me perfeito e nobre, digno do vosso auxilio.
Mestres da Terra, Eu vos saúdo fraternalmente.
Amém.


ORAÇÃO AOS GNOMOS

"Rei invisível, que tomaste a terra para apoio e que cavaste os seu abismos para enchê-los com a vossa onipotência; vós, cujo nome faz tremer as abóbadas do mundo, vós que fazeis correr os sete metais nas veias das pedras, monarca das sete luzes, remunerador dos operários subterrâneos, levai-nos ao ar desejável e ao reino da claridade. Velamos e trabalhamos sem descanso, procuramos e esperamos, pelas doze pedras da cidade santa, pelos talismãs que estão escondidos, pelo cravo de imã que atravessa o centro do mundo. Senhor, Senhor, Senhor, tende piedade dos que sofrem, desabafai nossos peitos, desembaraçai e elevai nossas cabeças, engrandecei-nos. Ó estabilidade e movimento, ó dia envolto na noite, ó obscuridade coberta de luz! ó senhor, que nunca retendes convosco o salário dos vossos trabalhadores! ó brancura argentina, ó esplendor dourado! ó coroa de diamantes vivos e melodiosos! vós que levais o céu no vosso dedo, como um anel de safira, vós que escondeis em baixo da terra, no reino das pedrarias, a semente maravilhosa das estrelas, vivei, reinai e sede eterno dispensador das riquezas de que nos fizestes guardas. Amém."



DUENDES


Espírito da natureza associados ao mês de julho
São os duendes do bosque.

Ritual:
Ofereça 7 maçãs em agradecimento aos
7 meses que se passaram.
Pedindo sorte para o segundo semestre do ano.
Dia indicado para o ritual: 11 de julho.
Junto das maçãs ofereça um incenso de carvalho,
Um cálice de vinho doce,
Uma vela marrom ou verde.



FONTE: Texto extraído de "Ensinamentos sobre as Leis da Natureza"
































Um comentário:

  1. PATY...RELAMENTE NÃO PODERIA FALTAR A MATÉRIA DOS ELEMENTAIS EM SAGA MISTICA MESMO...
    POIS VC REALMENTE FAZ PARTE DESSE MUNDO ENCANTADO!
    E ADOREI ESSA MATÉRIA! BJO

    ResponderExcluir