sábado, 6 de agosto de 2011

CEFERINO GIMÉNEZ MALLA,


O SANTO PROTETOR DOS CIGANOS


Ceferino Giménez Malla, o Pelé, como era conhecido, filho de ciganos espanhóis, foi aqui na terra, um cigano legítimo, criado segundo as tradições de seu povo.

Nasceu em Benavent de Lérida, no dia 26 de agosto de 1861. Recebeu o batismo em Fraga e viveu como nômade durante quarenta anos, instalando-se depois em Barbastro (Huesca).

Ceferino não pôde ir à escola, precisou ajudar no sustento da casa, confeccionando e vendendo cestas de vime.

Professou a lei Cigana em sua formação moral e desenvolvimento da própria vida. Era artesão. Fabricava cestos de palha, para garantir a subsistência digna e honrada.

Jovem ainda, casou-se, segundo os costumes ciganos, com Teresa Giménez Castro. Depois do casamento, o jovem casal continuou em Barbastro. Como o casamento tradicional cigano não dependia da cerimônia religiosa para ser concretizado, Ceferino fez questão de casar-se numa igreja e receber o sacramento do matrimônio, em 1912.


Pouco tempo depois sua presença se tornaria constante nas missas dominiciais, sempre participando da Comunhão. O casal não teve filhos, fato que é mal-visto pelos ciganos, mas Ceferino adotou a sobrinha de sua esposa, de nome Maria José, ou melhor, Pepita.

Quando criança, Ceferino nunca freqüentou escola, permanecendo sempre analfabeto; mesmo assim soube manter uma amizade verdadeira com um professor universitário. Reunia as crianças ciganas, ou não, para ensinar-lhes alguma narração da Bíblia e as principais orações.


Era um mediador da paz entre os ciganos cale (nômades espanhóis) e se propunha a resolver problemas deles com os outros. Ao ficar viúvo, em 1922, deu a sobrinha, já crescida, em casamento, e dedicou-se mais à vida religiosa.

No seu trabalho, destacou-se como comerciante de animais, respeitado por todos.

Em 1926, tornou-se membro da Ordem Terceira Franciscana e, a partir de 1931 freqüentava a adoração noturna. Pertencia à Sociedade de São Vicente.

Em julho de 1936, com a Guerra Civil Espanhola deflagrada defendeu um padre e foi preso por isso. Após alguns dias, um anarquista tentou libertá-lo, mas pedindo-lhe que lhe entregasse o terço e que já não se fizesse ver em oração, como antes. Pelé agradeceu, mas não aceitou a proposta do homem.




Pelé dispensava grande veneração à Virgem Maria, recitando o rosário com freqüência. Era um homem piedoso. Pelé dedicou-se também a vários movimentos católicos: Jovens Eucarísticos, Vicentinos e ordem Terceira Franciscana.

Mesmo analfabeto, participou ativamente da catequese de crianças e era grande conhecedor das Sagradas Escrituras, transmitindo-as como um contador de histórias, para enriquecer as aulas de catecismo.

Acusado injustamente de roubo, sofreu a humilhação do cárcere, sendo em seguida, declarado inocente. O seu advogado chegou a dizer: “ Pelé não é um ladrão, é um santo patrono dos ciganos “.




O advogado do “Pelé” predisse o reconhecimento da Igreja e de todos os ciganos do mundo. No início da Guerra Civil Espanhola, no final de julho de 1936, foi detido por ter ido em defesas de um sacerdote, que era arrastado pelas ruas de Barbastro, até as prisões.

Na madrugada de 8 de agosto daquele mesmo ano, morreu Ceferino Giménez Malla, “El Pelé”, com seu rosário nas mãos, proclamando a sua fé, dizendo: “ Viva Cristo Rei “. A igreja reconhece nele uma testemunha de Cristo, um evangelizador de seu próprio povo.


No dia 27 de novembro de 1993 foi iniciado seu processo de beatificação, que foi encerrado no dia 14 de maio de 1994.

Em Roma, a Sagrada Congregação para as Causas dos Santos examinou todos os documentos. Ceferino Giménez Malla, o Pelé, foi proclamado Bem-Aventurado pelo Papa João Paulo II, no dia 4 de maio de 1997. Lembramos a presença valiosa de São Zeferino Malla, no dia 8 de agosto, dia de sua morte.

Roga-se ao piedoso São Zeferino pelos desvalidos, carentes e abandonados pelo destino. Por todos os peregrinos, para que sejam guardados do perigo. Pede-se sua intercessão para resolver questões ligadas ao comércio, ao trabalho de um modo geral e à justiça.



SÚPLICA AO BEM AVENTURADO CEFERINO – EL PELÉ

O PATRONO DOS CIGANOS


Bem-Aventurado Ceferino, que pela sua coragem confirmou a sua fé em Cristo Rei até seu último suspiro, dê-me coragem e força para vencer os desafios desta vida. Vós que aprendeste o valor da alegria e da liberdade com o povo cigano, que aprendeu e ensinou a Palavra de
Deus; pelas palavras que vos dirijo nesta humilde súplica, rogo vossa intercessão junto ao Pai e a Seu Filho Jesus Cristo, para que eu possa conseguir a graça ( faz-se, neste momento o pedido da graça, com uma vela acesa na mão ).

Para que eu seja livre e possa repartir com os meus irmãos os benefícios desta bem-aventurança, seguindo vosso exemplo. Seja meu guardião pelas estradas do mundo, para que eu possa professar a fé em Deus e a virtude de ser amparo dos menos favorecidos, que como eu agora, precisa tanto de seu socorro.

Em nome de Jesus Cristo, tome minha defesa neste momento. Rezar uma Ave-Maria, um Pai Nosso e um Glória ao Pai.



ORAÇÃO DO BEM-AVENTURADO CEFERINO

Deus pai, grande e bom,

Com a luz e a força de vosso Espírito

Unistes à paixão de Jesus

O cigano Ceferino, primeiro mártir do povo cigano.

Nós vos agradecemos por terdes honrado,

Assim, todos os nômades do mundo

Que vós amais.

Suscitai entre a sua gente e na Igreja

Missionários santos e ajudai-nos a imitar

O exemplo desde genuíno homem de fé:

Repleto de amor por vós

E bom samaritano com o próximo.

Corroborados, com ele, pela Eucaristia

E pela oração a Maria

Tornar-nos-emos cristãos

Prontos a palmilhar o caminho da Cruz

Na esperança de compartilhar

Para sempre a vossa glória

Amém.

( Esta oração é oferecida pela Igreja Católica e tem aprovação eclesiástica ).



NOVENA


Comprar duas velas, uma branca de 9 dias e uma marrom de 9 dias (Se preferir acender uma vela por dia compre 9 brancas e 9 marrons e acenda-as diariamente). Escolha um horário específico para acender a vela, que você deverá manter nos próximos 9 dias após acendê-la, para fazer suas orações. Quando acender, rezar 7 Ave Marias, 7 Pai Nossos, fazer o pedido de justiça que você precisa e/ou pedido de necessidade. Faça seu pedido, agradeça sua ajuda e, todo dia, até acabar as velas, no mesmo horário, vá em frente das velas, reze os 7 Pais Nosso e 7 Aves Maria e repita o pedido.



Quando as velas acabarem, jogue fora normalmente. Pode fazer em casa, sem problema nenhum. E depois aguarde...

Desde 1997 ele foi reconhecido e agora está sendo divulgado amplamente pelos meios de comunicação. Ele está sendo cultuado na Espanha e na Península Ibérica, principalmente pelos ciganos de origem Kalon, que é o povo mais apegado às tradições católicas que estamos acostumados e conhecemos.

Viva San Ceferino!



Credito: Os mistérios de Santa Sara (Sibyla Rudana)
























Nenhum comentário:

Postar um comentário