segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TAROT DE MARSELHA

Originário da Europa, provavelmente por ciganos da Ásia Central, o Tarot de Marselha é a última versão da arte de jogar cartas. Ele se caracteriza pelo desenho simples das figuras dos Arcanos Maiores e dos Arcanos Menores. Aos Arcanos Maiores atribuem-se significados mais ou menos flexíveis, abrangentes, genéricos, mantendo-se restritos e particularizados os significados dos Arcanos Menores.

O baralho clássico é composto de 78 cartas, divididas em dois grupos: os 22 Arcanos Maiores (ou Grandes Arcanos) e os 56 Arcanos Menores (ou Pequenos Arcanos). Os Arcanos Maiores são representações figurativas e incluem 21 cartas numeradas de I a XXI e mais a figura do Bobo, correspondente ao curinga dos baralhos comuns. O bobo não tem número ou é representado pelo número zero.

As 56 cartas dos Arcanos Menores são divididas em quatro naipes, cada um deles contendo as cartas normais de um baralho comum e mais quatro figuras: o rei, a rainha, o cavaleiro (ou soldado) e o valete (ou pajem ou escravo). Contém, portanto, uma figura a mais que as sequências de cartas comuns. Os naipes são tradicionais: gládios (ou espadas), bastões (ou cetros ou paus), taças (ou copas) e moedas (ou pentagramas ou ouros).

A palavra tarô na língua portuguesa (ou em outras línguas: tarot, tarock, tarok, tarocco, tarocchi etc.) não possui uma tradução específica, ninguém sabe ao certo sua real etimologia; contudo, podemos entender que a função de seus jogos e estudos seja revelar "um novo caminho ou postura perante os objetivos". Ele é considerado um alfabeto simbólico composto por imagens arquétipicas as quais estão baseadas na vida humana em seu complexo sentido de começo-meio-fim. O tarô também pode ser considerado como um diagrama da vida, uma mensagem do inconsciente ou até a ponte entre o plano terrestre e o espiritual. Assim, neste contexto, o tarô serve tanto para uma orientação psicológica ou terapêutica quanto para a adivinhação ou predição do futuro; também, para muitos, é considerado o melhor veículo para o autoconhecimento.

BREVE SIGNIFICADO DOS 22 ARCANOS MAIORES



0 – O louco:
Desorientação, loucura e extravagância.
Caminha em frente, olha para a frente, para o futuro assim como olha para o ar, sem ver o chão não tendo consciência sobre o terreno em que pisa.
Abandono de algo e começo de uma nova jornada, decisão.
Liberdade, consciência do superloto do necessário, possíveis novos conhecimentos.

O louco é a única figura que olha para cima, isso representa a possibilidade de ação ou de libertação, reafirmando o significado das plantas.
OBS.: Este arcano é muito extremista, já que pode vir no início do jogo como iniciante na trilha do conhecimento ou no final como a perfeição atingida.
OBS.: A roupa de bobo da corte é apenas um modo de expressar o fato de a figura não levar as coisas à sério, seja porque não conhece e não se interessa ou porque já conhece tudo.

Sentido Esotérico: O homem tem tudo o que precisa para chegar à perfeição, basta olhar e avaliar o que tem e saber tomar o rumo certo.
Conselho: Dê mais valor às suas próprias qualidades pois com elas você poderá conseguir tudo o que deseja.
Características Psicológicas: Pessoa distraída, descansada. Não liga para nada, não se preocupa com as coisas, embora todos saibam que tem potencial.


I – O Mago:
Iniciativa, de criação e de vitalidade.
Simboliza a energia vital, início de novos empreendimentos.
O Chapéu que tem na sua cabeça recolhe as energias cósmicas.
Maneja os arcanos menores Ouro (ouros), copo (copas), faca (espadas).
Estabilidade, reflexão antes de ação, varias possibilidades que a vida propõe.

Sentido Esotérico: representa a ingenuidade humana perante as possibilidades que a vida nos dá, a falta de consciência sobre suas potencialidades espirituais e físicas.
Conselho: O Mago têm que tomar cuidado pois pode receber muitos desafios, por isso, é bom estar atento à sua capacidade de julgar, de preferência não aceitando nenhum. Reflita sobre suas ações passadas mas sem prender-se a elas, pois são degraus que levam em direção à ações presentes e futuras.
Características Psicológicas: Representa o homem sonhador, que têm tudo o que precisa na vida mas não sabe ou não dá valor a isso. É realmente um mago, com tendência a procurar o desconhecido e desvendá-lo. É o tipo de pessoa persuasiva, que sabe o que quer e geralmente não se deixa levar pelos outros pois sabe que isso poderá prejudicar o seu desenvolvimento.



II – A Papisa:
Emotividade, compreensão e bom senso.
A Papisa é dotada de sabedoria e força interior.
As suas roupas demonstram energia e a sua capa a espiritualidade.
A sua tiara simboliza os 3 mundos, a sua posição recostada indica a reflexão e a meditação, representa o feminino e a receptividade.

Sentido Esotérico: Desenvolvimento de uma vida silenciosa e contemplativa, necessidade de retornar ao âmago espiritual e intelectual, necessidade de se guardar, de não se expor, percepção das necessidades espirituais.
Conselho: Não se prenda ao passado e nem se entregue inteiramente, antes de fazer isso conheça suas potencialidades.
Características Psicológicas: Representa a mulher que tem medo de se expor antes de estar consciente de suas forças interiores, a Papisa precisa de um tempo para se conhecer e se descobrir, só com este conhecimento interior ela poderá se tornar uma pessoa feliz e realizada. Para isso ela precisa parar de pensar no passado e tomar uma atitude correta em relação a sua vida, mesmo que para isso seja necessário um certo esforço.


III – A Imperatriz:
.Sabedoria, inteligência e proteção por parte de uma mulher.
Mostra inteligência e poder, aguarda o momento oportuno para agir.

Sentido Esotérico: Representa o domínio do espírito, a sua compreensão, simboliza a pessoa que sabe lidar com as coisas materiais, representa a sabedoria canalizada.
Conselho: Aumente sua sabedoria, procure absorver o máximo de informações pois só assim poderá lidar com os problemas materiais.
Características Psicológicas: Pessoa extremamente inteligente, mais não se gaba deste fato, pessoa que sabe lidar com dinheiro, autoridade. É uma pessoa calma e compreensiva.


IV – O imperador:
Poder, Força, Riqueza
Representa o domínio terreno no sentido de base ou pedra cúbica, ação.
Auto- controle, tem consciência dos seus limites.
Paternidade, autoridade, proteção e apoio.

Sentido Esotérico: Aspectos favoráveis para uma ascensão em todos os sentidos.
Conselho: Desprenda-se de antigas concepções e não sinta medo de enfrentar o medo por pensar que é incapaz, você tem um incrível poder interior, basta utilizá-lo.
Características Psicológicas: Ser humano que ocupa altos cargos e dita as ordens com diplomacia e justiça, homem cujas decisões podem influenciar várias pessoas, representa a pessoa rica ou não que não precisa de tanto esforço para sobreviver mas mesmo assim gosta de estar ativa.


V – O Papa:
Bons conselhos, compaixão e espiritualidade.
É o poder espiritual e religioso, representa os 3 mundos pelo seu cetro.
Proteção e compreensão.
Sentido Esotérico: A procura de um mestre para ajudar nas ações a serem tomadas, indecisão sobre alguma atitude relacionada a moral, indecisão sobre o que fazer, sobre o certo e o errado, necessidade de se conhecerem todas as facetas de um problema para tomar uma decisão.
Conselho: Procure alguém em quem você confie e conte-lhe os problemas de sua vida e certamente esta pessoa poderá ajudá-lo, se seguir os seus conselhos. Procure se informar sobre as causas dos seus problemas para ter mais facilidade em enfrentá-los.
Características Psicológicas: Pessoa autoritária e sábia, bom conselheiro, se mantém neutro em relação aos problemas dos outros, sabe olhar os dois lados de uma questão, pessoa que vê as inúmeras possibilidades que tem pela frente sabendo escolher o que melhor lhe convir, pessoa que procura saber o máximo sobre suas possíveis escolhas a fim de tomar a decisão certa, por isso, geralmente entende de vários assuntos e sabe dialogar e dar orientação às pessoas sobre eles.


VI – Os Enamorados:
Amor, felicidade, afeto humano, duvidas, duas possibilidades, escolher o que o coração ditar.

Sentido Esotérico: Luta interior para chegar a uma decisão sobre aspectos complementares ( físico e espiritual, atividade e passividade, vício e virtude).
Conselho: Tente ser imparcial e julgue o que você achar correto pelo seu coração.
Características Psicológicas: ser humano que em momentos de indecisão recorre ao coração para fazer a coisa certa.


VII- O Carro:
Êxito, triunfo e viagens, Avanço, evolução, rapidez, avançar para a evolução tendo em conta experiências do passado.
As coisas andam sem o controlo do consultante.
Vitória.

Sentido Esotérico: Capacidade humana de, através da mente, controlar o corpo ( carro ) num rumo certo e definido apesar das emoções.
Conselho: Aconselha-se a ficar sempre imparcial para poder tomar as decisões e pensar muito sobre elas, sempre mantendo a harmonia e a tranqüilidade.
Características Psicológicas: É o ser humano equilibrado, bem sucedido, harmonioso, não se deixa levar pelas emoções.


VIII- A Justiça:
Julgamentos, assuntos legais e disciplina, a ausência de sentimentos, a objetividade absoluta.
O físico submetido ao espiritual, atitude neutra não avalia, só julga.
Equilíbrio, reflete a harmonia entre duas ordens, material e espiritual, consciente e inconsciente.

Sentido Esotérico: Nosso Eu tentando deliberar sobre a decisão a ser tomada.
Conselho: Procure julgar com a razão para poder tomar as decisões certas.
Características Psicológicas: Representa a pessoa equilibrada, justa, harmoniosa, pessoa que pensa antes de tomar as decisões, pessoa imparcial sobre as decisões alheias, organizado.


IX- O Eremita:
Solidão, concentração e introversão.
Homem solitário que possui a sabedoria, recolhimento, peregrinação.

Sentido Esotérico: Preocupações com o passado podem atrasar o desenvolvimento espiritual do homem; exageros à parte, representam as bases deste mesmo desenvolvimento.
Conselho: Desligue-se do passado e invista firmemente no que você acredita pois só assim conseguirá seus objetivos.
Características Psicológicas: Representa o homem amigo de todos e que ao mesmo tempo não se relaciona com ninguém, vive fechado dentro de “ si mesmo “, acredita em coisas certas mas que não tem utilidade no nosso mundo utilitarista ( por isso ele se fecha, os outros não lhe dão ouvidos ), pessoa que procura alguém para se abrir mas essa procura é difícil. É, em geral, um bom conselheiro, mas esteja sempre pronto à ouvir o que ele diz, mesmo que ele aparente não ligar para os outros, ele se preocupa com todos, por isso está sempre pronto a ajudar.


X- A Roda da Fortuna:
Mudanças, sorte e oportunidades, realização, o auge e a plenitude.
Evolução dada ao conhecimento que adquiriu pelo passado.
Ação concretizada.

Sentido Esotérico: Representa a tentativa das forças malignas de se apossarem do homem a fim de o igualarem a elas próprias, fazendo com que ele fique preso num círculo vicioso que só com muita per4sistência poderá se livrar.
Conselho: Aconselha-se a que se abra os olhos para enxergar a verdade e que tente ver as coisas sob um outro ponto de vista.
Características Psicológicas: Representa o homem preso a situações que o prejudicam mas ele insiste em que elas perdurem pois em determinados momentos ele se sente com um “ sucesso “, que é ilusório. Representa, portanto, a pessoa envolvida com jogos, drogas e vícios em geral.


XI- A Força:
Energia determinação e audácia.
Ação, a força em todos os sentidos: físico mental afetivo e espiritual.
O poder da força consegue dominar o problema.
O chapéu indica a captação de energia cósmica, energia espiritual encarnada no físico (capa vermelha sobre vestido vermelho).

Sentido Esotérico: Mostra a constante luta entre o bem e o mal, das forças espirituais sobre a matéria.
Conselho: Não se deixe levar pelos instintos e procure tomar atitudes com calma após um pensamento e verificação das conseqüências dessas atitudes.
Características Psicológicas: Representa a pessoa que se controla para não se deixar levar por atitudes impulsivas. Ela poderia muito bem usar da força mas prefere usar a cabeça, é valente mas não usa sua valentia de forma desmedida e desorientada.


XII- O Enforcado:
Mudanças, renuncia, apatia, um fim, inteligência ás avessas por erro.
Evolução estagnada.

Sentido Esotérico: Laços que o prendem a matéria impedem o desenvolvimento espiritual e o jogam cada vez mais para baixo, deixando-o incapaz de mudar, o homem primeiro deve “ morrer “ para a matéria a fim de poder ingressar no mundo espiritual.
Conselho: Avalie o que você tem pois tudo o que você precisa para se libertar está em suas mãos.
Características Psicológicas: Pessoa inerte,que não está nem aí com sua situação ruim e não se esforça para mudar, conformada com as coisas ruins que lhe acontecem, essencialmente material, covarde ( tem tudo o que precisa para vencer mas mesmo assim não tenta.


XIII – Arcano sem Nome (Morte)
Mudança forçada, fim de uma situação e regeneração.
Ação física consciente, riqueza partida, dificuldades financeiras.
Consciencialização espiritual mais profunda, Renovação espiritual.

Sentido Esotérico: É chegada a hora de uma transformação de fato, no sentido de uma regeneração, após o reconhecimento dos erros anteriormente adotados.
Conselho: Aceite os novos acontecimentos e não tente barrá-los pois é um esforço inútil, saiba que mesmo que você talvez não enxergue os benefícios que ele te trará, futuramente você os verá com clareza.
Características Psicológicas: Representa a pessoa inconstante, que tem bruscas mudanças de humor, uma hora acha uma coisa e na outra acha uma totalmente diferente.


XIV- A Temperança:
Moderação, harmonia e esperança. Uma pessoa bondosa e repleta de poder espiritual, espiritual age com energia, equilíbrio e conciliação.

Sentido Esotérico: União de opostos, reconciliação, harmonia.
Conselho: Evite tornar-se muito neutro em relação à acontecimentos e situações.
Características Psicológicas: Pessoa altamente equilibrada e correta ( justa ), está sempre disposta a ajudar, se revela bom companheiro.


OBS.: Para facilitar o entendimento desta carta não podemos nos esquecer que a temperança é uma das quatro virtudes cardeais, são elas:
Prudência: Qualidade da pessoa que age com moderação, comedimento, de forma a evitar tudo o que possa causar danos; moderação. Segundo a religião, a prudência é a virtude que ajuda a inteligência a discernir os meios adequados ao fim sobrenatural;
Justiça: Virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo, o que lhe compete;
Força: Energia moral, possuir grande força de caráter;
Temperança: Virtude moral que disciplina os desejos e as paixões humanas.


XV- O Diabo:
Violência, fracasso e auto destruição, Inteligência fora do comum, instinto, poder, malefícios e feitiços maléficos.

Sentido Esotérico: Todas as más intenções, crimes, meias-verdades, mentiras e frustrações do mundo material aguardam a sua regeneração ou transformação por meio do sacrifício ou sofrimento, a pessoa tem tudo o que precisa para mudar mas por incerteza ( chão preto ) e medo do novo permanece nesta situação prejudicial.
Conselho: Guarde suas forças e não mais as desperdice com situações prejudiciais para que possa usar desta força para se libertar espiritualmente.
Características Psicológicas: Pessoa presa a emoções erradas, desequilibrada, inconstante, oprimida ( ou até sofredora ), viciado em drogas, álcool, jogo, pessoa digna de pena porque percebe-se que poderia ter uma vida melhor.
OBS.:O olhar das três figuras denota o caráter atual da situação.


XVI-A Torre:
Mudanças, becos sem saída e acidentes.
Castigo pelo Karma, agitação, uma mudança brutal e inesperada.

Sentido Esotérico: Desastre espiritual acontecido por insistência em idéias ou atos que não tem uma sustentação, ou seja, atitudes tomadas sem conhecimento da realidade e sim da ilusão.
Conselho: Reaproveite bem as energias que você receberá após a “ tragédia “ inevitável para se reerguer, pois você tem toda a capacidade para isso. Não gaste suas energias tentando barrar os acontecimentos que podem parecer que estão te prejudicando porque eles acontecerão de qualquer forma e serão benéficos. Um provérbio que se ajusta completamente a isto é o que diz que “ há males que vem para bem “. Esta carta diz que após a tempestade vem a bonanza.
Características Psicológicas: Representa a pessoa que mantém suas relações com os outros e o mundo baseadas não na realidade e sim em ilusões criadas por si mesmo.
OBS.: Uma das maneiras de se compreender melhor esta carta é olhar a lenda da Torre de Babel, presente na Bíblia ( Gênesis XI ).
Essa lenda diz que os descendentes de Noé tentaram erguer uma torre para escalar o céu. Esse tema simboliza o orgulho do homem. Como castigo, Deus fez com que as pessoas que iriam construir a torre começassem a falar idiomas diferentes, fazendo com que eles não se entendessem e, não pudessem construir a torre ( esta seria a explicação para a diversidade de nações e línguas ).


XVII- A Estrela:
Otimismo, sorte e ocasiões inesperadas, pureza e simplicidade, renascimento positivo, fertilidade.

Sentido Esotérico: O ser humano é o ponto central da luta dos elementos e só poderá equilibrar-se quando estabelecer equilíbrio entre eles. Esta carta também representa a influência da natureza ( ambiente ) e dos astros em nossas vidas.
Conselho: Aproveite bem as suas idéias pois você sabe qual deve e qual não deve aproveitar, use o que de bom você conseguiu para poder melhorar cada vez mais.
Características Psicológicas: Representa a pessoa criativa, harmoniosa, que vive bem com tudo e com todos, que sabe aproveitar as oportunidades quando elas aparecem.


XVIII- A lua:
Enganos, decepções e melancolia, meditação, força do subconsciente, escuridão, indecisões.

Sentido Esotérico: Representa o ser humano sendo imensamente prejudicado por uma atitude consciente, mas apesar de já ter se dado conta disso ele prefere continuar pois tem uma idéia fixa de que esta situação é benéfica ou, pelo menos necessária.
Conselho: Repense suas atitudes com imparcialidade para que consiga detectar na sua vida o que te prejudica, mesmo que isso vá contra suas opiniões atuais.
Características Psicológicas: Representa um típico drogado ou fanático, que sabe ou que sabe e prefere não acreditar que o que ele faz o prejudica. Sabendo ou não ele não toma atitude nenhuma.


XIX- O Sol:
Triunfos, êxitos e conquistas.
Evolução, bons fluidos, recepção de energia cósmica, fertilidade terrena.

Sentido Esotérico: Grande criatividade e felicidade, o paraíso, altruísmo, o amor universal.
Conselho: Faça o possível para manter sempre suas relações com os outros pois elas trarão resultados benéficos para ambos, mas lembre-se sempre de respeitar a individualidade dos outros.
Características Psicológicas: Pessoa amiga, boa , que se dá bem com os outros, vive cercado de amigos, tem muito amor para dar.


XX – O Julgamento:
Entusiasmo, fim de um Conflito, cura, uma revelação, descoberta de uma verdade.

Sentido Esotérico: O homem está sendo chamado e ajudado para alcançar a perfeição, basta aceitar e seguir adiante.
Conselho: Aproveite as oportunidades que lhe serão dadas para poder crescer, lembre-se de que você não está sozinho, existem pessoas querendo te ajudar.
Características Psicológicas: Representa a pessoa a um passo da realização, alguém que tem tudo para vencer desde que aceite a ajuda dos mais esclarecidos.


XXI – O Mundo:
Êxito final e plenitude, equilíbrio absoluto.
A personagem é rodeada por uma grinalda amarela (plano celeste), vermelha (plano físico), e azul (plano espiritual).

Sentido Esotérico: A perfeição atingida entre a perfeição ente espírito e matéria, representa também a união de todos os elementos guiados para um único sentido.
Conselho: Não deixe o passado fazer com que você se desligue desse estado bom, em que você está, lembre-se de que o que passou, passou. Viva a sua vida a partir de agora.
Características Psicológicas: Representa a pessoa feliz, alegre, de bem com a vida, em paz consigo e com os outros, harmoniosa.


ANÁLISE DAS CORES DO TAROT

Análise das cores no Tarô...
É importante salientar a diferença entre as cores no Tarô e a cromoterapia. A cromoterapia é mais ampla e se apresenta em influência direta sobre o ser humano, as cores no Tarô, embora tenham significados muitos semelhantes, são bem restritas e dão margem a pouco aprofundamento. Desta forma, podemos dizer que a cromoterapia se aplica ao Tarô mas o Tarô não se aplica à cromoterapia.
As cores presentes no baralho são:
vermelho: significa ação, violência,agressividade, impulsividade, dinamismo,sexualidade, virilidade.
Azul: Significa passividade, introspecção, ponderação, indecisão.
Amarelo: Intelectualidade, inteligência, atividade ( mas não como no vermelho ).
Verde: Representa renovação, algo a surgir, a crescer, a se desenvolver.
Branco: representa a pureza, a alma, a perfeição, a essência do ser.
Negro: Coisa ou processo oculto, ainda não revelado.



O Dom Da Vidência

Os ciganos acreditam que Deus os colocou no mundo
para praticar o dom da adivinhação com a finalidade
de ajudar seus semelhantes.
Mas são as ciganas que mais exercem esse privilégio.
Aos sete anos, elas aprendem a ler a sorte
e depois de mais de sete anos seguidos,
elas saem às ruas para atender as pessoas.
Além da Quiromancia (leitura das mãos),
as ciganas podem exercitar a vidência através
de vários objetos como pedras, moedas, borra de café,
copo d’água, bola de cristal, jogos de carta e Tarô.
As ciganas transmitem energia pelo olhar
e recebem a mensagem das pessoas pelo olho místico,
que se encontra localizado no meio da testa e na palma da mão.
Esse dom da adivinhação não é usado somente para prever o futuro,
como também para detectar algum problema de saúde.
Para manter esse dom, a mulher cigana não deve
nunca cortas os cabelos porque, ao fazê-lo,
terá sua força energética diminuída



RiTUAL DA LUA PARA VIDÊNCIA

Esta é uma magia lunar para fins de vidência. Este processo místico é um feitiço para inspirar o dom da vidência, é um ritual para chamar a si visões sobre o futuro. Se procura uma orientação espiritual sobre o amor, então esta magia é um instrumento que lhe poderá dar acesso a revelações místicas.

Ritual:

Quando a lua estiver no seu 1º quarto de quarto crescente, olhe para a lua e concentre-se durante alguns minutos, sem pensar em nada que a/o possa preocupar, e repita por 3 vezes:

“Lua, minha mãe Lua,

Permite-me ver,

Quem me vai aparecer,

Permite-me observar,

Quem me vai verdadeiramente amar,

Permite-me entender,

Quem comigo vai envelhecer,

Dai-me a conhecer,

O amor que comigo vai ficar até morrer.”

Repita este ritual durante 7 dias consecutivos.

No 7º dia terá a sua resposta.



Postado por Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário